Tuesday, October 11, 2005

Por que o PT tenta destruir o Ministro Roberto Rodrigues?

CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ
Sessão: 274.3.52.O Hora: 16:48 Fase: OD
Orador: RONALDO CAIADO, PFL-GO Data: 05/10/2005

O SR. RONALDO CAIADO (PFL-GO. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, pergunto: por que o PT tenta destruir o Ministro Roberto Rodrigues?
Depois de termos discutido a Medida Provisória nº 257 que mostra claramente que o PFL está de acordo com a manutenção da Bolsa Estiagem em torno de 200 milhões de reais, com o pagamento do seguro rural, o PROAGRO MAIS, em torno de 360 milhões de reais, o partido quer apenas buscar entendimento com o PT e com o Governo, a fim de que os 700 milhões para aquisição de novas propriedades rurais - nem 700, nós queremos 600 milhões -, possam implementar a comercialização da safra colhida no período 2004/05, senão o produtor não terá para quem vendê-la.
Existe um programa de garantia de preço mínimo estipulado e o Governo se comprometeu a liberar 3 bilhões de reais, depois diminuídos para 2 bilhões de reais e, no final, apenas 400 milhões de reais.
Na última reunião, o Ministro Palocci se comprometeu a liberar 600 milhões de reais. Mas até agora nada chegou. Queremos exatamente os 600 milhões de reais.
Por que não retirar os 700 que vão adquirir novas propriedades para salvar o setor com 600 milhões de reais e comercializar grande parte da safra que aí está sem condições de ser comercializada, já que o produtor não tem como quitar sua dívida de custeio agrícola junto ao Banco do Brasil?
Pergunto ao Deputado Henrique Fontana, Líder do PT: por que o PT quer destruir o Ministro Roberto Rodrigues? É a pergunta que deve ser feita.
Roberto Rodrigues é homem reconhecido nacional e internacionalmente, um dos homens mais preparados do País, homem que é ouvido principalmente nos setores agropecuário e cooperativista nacionais. Este homem está ilhado, cada vez mais asfixiado, não tem um centavo sequer para cumprir aquilo que autoriza a legislação.
O requerimento de adiamento da votação por duas sessões objetiva sensibilizar a base governista, principalmente o PT que foi buscar Roberto Rodrigues e o reconheceu como homem preparado para comandar a agricultura brasileira. E, de repente, este homem está totalmente isolado, sem a menor condição de implantar seu programa de governo.
Peço a todos que votem favoravelmente ao requerimento de adiamento por duas sessões, para que possamos simplesmente alterar o texto e dar ao Ministro da Agricultura 600 milhões de reais para comercialização.
Era o que tinha a dizer.
Muito obrigado, Sr. Presidente.